Em boa parte do país, as áreas básicas da gestão pública são consideradas “problemas” por seus gestores. Nesse rol, a segurança pública talvez seja a mais menosprezada, no que tange a investimento na elaboração de novas políticas. O assunto é discutido no meu livro “Políticas Públicas em Segurança Pública e Defesa Social”, que vou lançar no dia 7 de dezembro, em Campo Grande.
A partir de um diagnóstico do cenário atual nesta área, mostro como o Brasil pode aprender com outros países, como França, Canadá e Estados Unidos. Busquei referências teóricas que habilitam a obra para apoio a estudantes e pesquisadores da área, porém com linguagem acessível àqueles que desejam simplesmente compreender os gargalos que levam à crise na segurança pública. Entre as diversas possibilidades para transformar a segurança pública, falo da articulação com outras áreas da gestão pública, como a educação e de reformas importantes, tal qual a do sistema penitenciário.
A reforma penitenciária no Brasil não é apenas uma ação urgente, inadiável: é um reparo histórico. Tudo começou errado, com superlotações e condições sub-humanas. Portanto, precisamos de especialização dos órgãos de segurança, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos. Essa é apenas uma das possibilidades apresentadas e discutidas no livro.
O lançamento será no dia 7 de dezembro, às 19h, na Livraria Lê, na rua Antônio Maria Coelho, n° 3862, no bairro Santa Fé, em Campo Grande.
André Salineiro é Policial Federal, advogado, além de palestrante e vereador por Campo Grande (2017-2020). É autor dos livros “Colapso Econômico – A Política de Impostos no Brasil” e “Gestão Estratégica em Segurança Pública”.
Caroline Maldonado